A educação fisica no brasil
Material: bolas e traves
Descrição: são escolhidas duas equipes, que se organizam em colunas. A coluna A joga contra a coluna B, e os jogadores são numerados de acordo com o número de participantes de cada coluna. As colunas se colocam nas linhas de fundo da quadra, do lado oposto ao gol onde irão finalizar. O professor explica que a cada vez, chamará um determinado número, por exemplo, 4. Os dois alunos número 4 das colunas A e B correm em direção à bola lançada pelo professor em frente das colunas. Aquele que a dominar, tenta driblar o adversário e fazer o gol. Se o gol é assinalado, a sua equipe/coluna marca um ponto. Os pontos são registrados durante um número determinado de jogadas, e a equipe que marca mais gols vence a partida.
O que está em “jogo” neste jogo:
Domínio cognitivo: dominar conceitos relacionados ao sistema numérico, memorizar o seu número e o dos colegas, construir e aplicar estratégias de ataque – quando com a bola – e desarme – quando em situação de defesa – e prestar atenção aos comandos do professor.
Domínio psicomotor: velocidade de reação para chegar até a bola antes do adversário, domínio de habilidades – como conduzir e chutar, driblar e chutar, conduzir e passar -, organizar-se no espaço e tempo, de acordo com os estímulos do professor, visando a driblar o adversário e finalizar para o gol.
Combinado: Respeitar as regras do jogo e a sua vez de participar, manter-se concentrado e atento durante o jogo e demonstrar disponibilidade para realizar as tarefas inerentes ao jogo, como passe, domínio e controle de bola.
Variação:
Facilitando: chamar somente um aluno de cada coluna, privilegiando a situação de ataque: aumentar o tamanho do gol; o goleiro defender sem utilizar as mãos.
Dificultando: colocar duas bolas em jogo; trabalhar com operações do sistema numérico (adição, subtração, etc.), chamar dois ou mais números ao mesmo tempo.
Final: trata-se de um jogo interessante para atender os diferentes níveis de