A educação faz toda a diferença
Se tratando de educação no Brasil, sentimos um grave sintoma de disparidade na qualidade do ensino público e privado. Sabemos que as condições estruturais, curriculares das escolas públicas são lastimáveis, se esse ensino fornecido não proporciona nem a aprovação em vestibulares como irá proporcionar consciência politica e social nos estudantes, a fim de torna-los cidadãos.
Mas o mesmo não ocorre em instituições de ensino privado, atualmente é pago caro para frequentar esse tipo de instituição, contudo o aluno usufrui de uma estrutura que o ampara em suas necessidades relacionadas ao ensino.
O que geralmente acontece é que os professores do ensino público trabalham com mais competência nas instituições privadas, talvez porque gozem de uma remuneração mais coincidente com sua função, e talvez por ter maior exigência em sua excelência na sala de aula. A defasagem do sistema público de educação, por falta de investimento, é gritante. Caso não se crie a consciência – do governo e da população – de que a formação escolar de um indivíduo pode levá-lo à ascensão social, o país não apresentará crescimento satisfatório.
Tiramos como exemplo, a situação de Romildo, um guri humilde da zona norte de São Paulo, ele mora num bairro de muita pobreza, lá escolas com estruturas boas nao existem, o que não incentivava o garoto a estudar, mesmo frequentando a escola, ele não tinha professores adequados para ensino, mas mesmo assim, ele tinha um sonho de mudar de escola, se saber o verdadeiro significado de ‘’EDUCAÇÃO’’. Foi quando em uma bela manha sua escola foi convidada para participar de um torneio escolar, coisa que Romildo adorava fazer, jogar futebol, conheceu Eduardo um guri que veio de outro bairro para completar o time, Eduardo era do bairro vizinho, convidou-o para ir treinar na sua escola até o dia do torneio, chegando la todas as crianças ficaram abismadas com a bela escola de Eduardo, totalmente diferente da deles, com uma estrutura