Análise do mecanismo e das principais causas de
OCORRÊNCIA DE TRINCAS LONGITUDINAIS EM PLACAS DE
LINGOTAMENTO CONTÍNUO.(1)
Cláudio Antônio Goulart Valadares(2)
Maria Carolina Campelo Bezerra(3)
RESUMO
A redução da ocorrência de defeitos superficiais em placas de lingotamento contínuo é um objetivo constantemente buscado, pois estes afetam diretamente o rendimento do processo e a possibilidade de economizar energia. Dentre os defeitos superficiais mais comuns tem-se a trinca longitudinal em placas. Muitos estudos já foram realizados para caracterização das principais causas e do mecanismo de formação deste defeito. Sua ocorrência está ligada à capacidade do aço em absorver deformações e também à quantidade de tensões termomecânicas aplicadas à placa durante o processo de lingotamento. É apresentada uma análise dos principais aspectos metalúrgicos da ocorrência de trincas longitudinais em placas de lingotamento contínuo ilustrando o efeito da composição química do aço e as estruturas metalográficas próximas ao defeito.
Discute-se o efeito das principais variáveis de processo que afetam a sua formação. Revê as características e propriedades de fluxantes que afetam a sua ocorrência. É discutido um mecanismo de formação e propagação das trincas longitudinais.
Palavras-chave: TRINCA LONGITUDINAL, DEFEITO SUPERFICIAL, LINGOTAMENTO
CONTÍNUO.
(1) Contribuição técnica a ser apresentada no XXXIII SEMINÁRIO DE FUSÃO,
REFINO E SOLIDIFICAÇÃO DOS METAIS, Maio de 2002, Santos/SP.
(2) M.Sc., CQE/ASQ, Eng. Metalurgista, Diretor Técnico de Produtos de Aciaria da
Carboox Resende Quimica Ind Com Ltda.
(3) Engenheira de Produção, Gerente de Produto na Área de Desenvolvimento de
Produtos de Aciaria da Carboox Resende Quimica Ind Com Ltda.
1. INTRODUÇÃO
O processo de lingotamento contínuo se tornou a rota de produção em massa de aços no mundo. Os benefícios de alta produtividade, alto rendimento em aço, baixo custo e economia de energia que o