A educação escolar púplica e democratica no contexto atual
Apesar de ser um costume da escola a professora deveria agir diferente perguntando aos alunos , quais gostariam de participar da oração , fazendo assim ela pediria que os mesmo se levantasse os demais poderiam continuar sentados respeitando assim o livre arbítrio de cada aluno .
Não só estaria respeitando os demais como também ensinando que cada um tem sua própria identidade e cultura a qual deve ser respeitada em 1996, a Lei de numero 9.394 instituiu as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu art. 33, tratava o ensino religioso como uma disciplina a ser oferecida em horários normais das escolas públicas de ensino fundamental. O conteúdo das aulas respeitaria as preferências manifestadas pelos alunos ou por seus responsáveis.(artigo pesquisado no google”ensino religiosos é obrigatório em escola”) mas a Lei de numero 9.475 assinada pelo ex-presidente da Republica , Fernando Henrique Cardoso e o ministro da educação Paulo Renato Souza dizia que o ensino religioso deve respeitar a diferentes culturas ou seja deve se respeitar a “diversidade cultural”. O art. 33 da Lei nº 9.394/96 passa a vigorar dizendo que o ensino religioso é parte integrante da formação humana, sendo aplicados em horários normais em escolas publicas de ensino fundamental sempre respeitando a diversidade cultural do Brasil.
1º Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso e estabelecerão as normas para a habilitação e admissão dos professores , só cabe saber se todos os professores estarão preparados para essa praticas e se todas as religiões serão aplicadas ´já que em uma sala a diferentes religiões ou