A educação escolar mudou muito em relação ao passado
Com a obrigatoriedade do ensino, as crianças estão na escola, com ou sem dificuldades em aprender. Antigamente, aprender a ler e a escrever o nome, estudar até a quarta série, deixar da escola porque tem que trabalhar ou tem dificuldade de aprender alguns conteúdos, eram situações comuns. A escola antiga era daqueles que podiam estudar. Hodiernamente, a criança permanece na escola independente das suas dificuldades pessoais ou de sua família. Ou seja, a escola moderna deve atender a todos, independente de suas características. Então, a escola atual vai atender a diversidade.
E os professores, mudaram? Qual a função do educador na modernidade? Embora a formação dos atuais professores não seja tão antiga, o MEC assegura que a maioria de nós, docentes, formou-se e continua sendo formada com base em uma perspectiva tradicional, homogeneizadora da ação docente, que se centra na transmissão de conhecimentos teóricos e fragmentados entre si, os quais tendem a não apresentar relevância social tanto para a escola como para o estudante.
Além disso, ainda hoje encontramos pais, professores e alunos que se consideram modernos mas que continuam com posturas consideradas como antigas. As exigências quanto a conteúdos, cadernos “cheios” e inúmeras tarefas (que pouco contribuem no desenvolvimento das habilidades cognitivas, emocionais, físicas e sociais) são ainda comuns na atualidade. Muitos desconhecem, por exemplo, as mudanças na função do professor. De maneira geral, as funções inerentes à profissão de educador hoje são:
• Conhecer acerca de como se dá a aprendizagem;
• Dominar o conhecimento a ser socializado;
• Ter competência