Eixo 1 modelo 2 1 1
Escolha da Carreira docente conhecendo a profissão.
Com esse trabalho, buscamos encontrar a relação entre nossas histórias de vida e a nossa formação na educação, indagando ligações entre a importância da família, escola e professores, para que pudéssemos entender que a educação é uma prática humana e social entre gerações. O que nos aplica à um processo que envolve toda a existência humana, pois a educação acompanha o processo de vida, ou seja, todos temos uma história, que começa com nossos familiares nos mostrando a relevância da escola em nosso processo de formação e evolução como membros de uma sociedade.
Iniciamos com o relato das nossas primeiras experiências no período da educação básica, o que nos fez refletir sobre a influência e crédito que tem o educador em nossa formação pessoal.
Foi analisado que mesmo com as dificuldades e adversidades da profissão, a ideia de nos tornarmos professores não foi descartada e com base nos conhecimentos que estão sendo adquiridos nas disciplinas de filosofia e psicologia e estamos ampliando nossa visão sobre o assunto abordado neste trabalho, assim como a frase citada por Álvaro Vieira Pinto " a educação é o processo pelo qual a sociedade forma valores à seus membros, à sua imagem e em função de seus interesses”.
Por isso, todo “programa de educação” é por natureza inconcluso e incorporado à nós, pois sua execução altera aperfeiçoa a qualidade dos elementos que o compõem ( o aluno, o professor, os métodos, as finalidades, etc.) e determina a necessidade de um segundo programa , mais perfeito, mais adiantado que vamos obter ao longo do processo educacional, pois a educação é histórica e não porque se executa no tempo, mas porque é um processo de formação do homem para o novo da cultura, do trabalho, de sua auto consistência.
E é na escola, em sala de aula que conquistamos o repasse cultural, é nela que começamos as nossas relações sociais, convivemos com pessoas de diferentes hábitos, classes e situações