A importância do conhecimento de História da Educação e da Política e Organização da Educação Básica para a formação do pedagogo.
Aluno(s): PATRICIA REVUELTA ALONÇO RA1400573
POLO
PASSOS MG
2014_
A importância do conhecimento de História da Educação e da Política e Organização da Educação Básica para a formação do pedagogo.
É preciso considerar que as transformações na educação implementadas nas últimas décadas decorrem das mudanças no capitalismo internacional. Além disso, há a demanda dos movimentos sociais, reivindicando o direito à diversidade, que deve estar presente nos currículos tanto para a reflexão acerca de novas práticas pedagógicas quanto para a formação pedagogo. Para que a aprendizagem escolar seja uma experiência intelectualmente estimulante e socialmente relevante, é indispensável à mediação de professores com boa cultura geral e domínio dos conhecimentos que devem ensinar e dos meios para fazê-lo com eficácia. A história da educação é de suma importância para a formação pedagógica.
-Primeiro: para que possamos resolver os problemas atuais, é preciso entender o passado que nada mais é do que a história deste problema, como, onde e quando surgiu.
Por exemplo, cada aluno tem histórias de vida diferente que precisa ser analisada e entendida para que possamos compreendê-lo e adequá-los ao nosso modo de trabalho.
-Segundo: para aprender a relativizar as idéias e as propostas educativas e principalmente a percebê-las no tempo certo, tornando aliadas em nosso cotidiano. Como estamos rodeados de “modismos” por todos os lados temos que fazer uma avaliação desses e torna-los aliados do estudo e da aprendizagem do aluno.
-Terceiro; a história estimula o educador a ter uma visão crítica e reflexiva, ampliando a memória e a experiência, o que permite um maior repertório e uma extrema diversidade do passado. É indispensável ao educador o conhecimento, a memória e a sede de aprender, para que assim ele sempre busque mais e mais aperfeiçoar