Efeito Estufa
O efeito estufa é um fenômeno natural através do qual alguns gases atmosféricos (gases de efeito estufa) deixam passar a luz solar, mas aprisionam o calor – como se fosse uma estufa – e com isso garantem o aquecimento e a consequente manutenção da temperatura na Terra. O aumento da concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera intensifica o efeito estufa, ou seja, a retenção de calor na atmosfera, o que gera o aquecimento global.
O Protocolo de Quioto pode ser considerado uma iniciativa internacional para tentar reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Explique como esse instrumento funciona e quais as metas e mecanismos que o envolve.
O Protocolo de Quioto é um instrumento internacional, criado em 1997, que estabeleceu metas de redução de emissões de gases de efeito estufa em pelo menos 5% para o período de 2008 a 2012, tomando como base os valores das emissões registradas em 1990, com metas diferenciadas para cada país “desenvolvido”, enquanto os países em desenvolvimento, apesar de se comprometerem em reduzir as emissões, não possuem metas de redução formais. Em 2012 foi aprovado o segundo período de compromisso do Protocolo de Quioto, que vai de 2013 a 2020, cujas metas de redução correspondem a 18% de emissões dos países desenvolvidos em relação às taxas de 1990. Ele propõe mecanismos para auxiliar os países a cumprir suas metas ambientais, dos quais se destaca o Mercado de Créditos de Carbono ou Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).
Quando afirmamos que o desenvolvimento sustentável visa atender às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades das gerações futuras de atenderem suas próprias necessidades, estamos baseando esta proposição em que perspectivas?
O conceito de desenvolvimento sustentável está relacionado à finitude de diversos recursos naturais e ao fato de que muitos problemas ambientais, que vêm sendo causados pelo ser humano,