A Educação de Ontem e de Hoje
Juliana Silva Santos¹
Resumo
Neste trabalho propomos apresentar alguns elementos que mostrem a relação da escola, professor e ensino, em diferentes momentos na historia. Compreendendo a partir dessa relação à realidade que encontramos no ensino nos dias atuais.
1. Introdução
Fazendo um sobrevoo na história da escola, observando a relação entre professor e aluno, veremos as grandes mudanças que ocorreram na sociedade, que interferiram de forma direta no papel da escola e do educador, assim como as mudanças na identidade do professor em relação com o conhecimento.
A educação no período colonial foi marcada com a chegada do padre Manoel de
Nobrega, que deu iniciou a educação institucional no Brasil. Mas era uma educação voltada para a religião, na qual os padres tinham o objetivo de formar outros padres.
Nesse período os jesuítas não se limitavam a ensinar a ler e escrever, isso era responsabilidade da família.
Com a mudança da sociedade e das ideias que estavam ocorrendo pelo mundo, o
Ministro de Portugal, Marques de Pombal, viu que era preciso fazer uma reforma, para se se modernizar. Então ele expulsou os jesuítas e instituiu uma educação voltada para a cidadania e o Estado, pois a religião estava predominando sobre a colônia e causando preocupações e incomodando Portugal. Com o decreto de proibição da Língua Geral uma mistura do português com o tupi, a língua portuguesa se torna a oficial do Brasil.
Com isso “o aluno passou a estudar a gramática portuguesa, que se tornou parte integrante do currículo, ao lado da gramática latina e da retórica” (PESSANHA;
DANIEL; MENEGAZZO, 2003/2004, p. 36). Nesse momento o professora tinha que dominar Os fatos que vão ocorrendo no Brasil, como a vinda da coroa portuguesa, a independência do Brasil, Primeira República, o período industrial, acarretaram em mudanças que foram modificando a forma da sociedade agir e ocasionando mudança na
1.Juliana Silva Santos