A EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: RECURSOS E ADAPTAÇÕES
RA 1153153
A EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: RECURSOS E ADAPTAÇÕES
Orientadora: Profª Espec. Ana Maria Trigo Fernandes
Claretiano Centro Universitário
RIO CLARO
2014
RESUMO
Esta pesquisa científica faz referência aos aspectos educativos necessários a educação da pessoa com deficiência visual, ressaltando que tal tipo de necessidade educacional especial não é motivo para que o deficiente visual se sinta privado diante da sua participação nas diversas atividades sociais existentes. Para o educador estar preparado porá oferecer ao educando com deficiência visual uma educação plena promotora de participação social ativa, é necessário conhecer os meios de recursos e adaptações para que através da inclusão seja efetivada essa participação plena do deficiente visual. Dessa forma, através de uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva com delineamento em pesquisa bibliográfica é que se buscou atender os objetivos mencionados.
Palavras-chave: Necessidades Educacionais Especiais. Deficiência Visual. Educação do Deficiente Visual.
INTRODUÇÃO
A visão é um dos sentidos mais importantes os quais possuímos isso porque ela nos permite captar inúmeras informações diante de uma única observação que é levada diretamente ao cérebro para que seja processado e construído a imagem correspondente. Sendo um sentido substancial e muitas vezes para algumas pessoas até essencial nos casos de privação desse sentido não existe nenhuma prejudicação em relação ao exercício das demais atividades cotidianas, necessitando apenas de recursos e adaptações, como é o caso por exemplo da educação.
A educação é resguardada pela Constituição Federal (BRASIL, 1988) como sendo um direito de todos, dessa forma para as pessoas com necessidades especiais têm-se garantido o direito à educação da mesma forma que as outras