A educação de adultos
PRIMEIRO TEMA- Conceito de educação Nesse primeiro tema Vieira considera a educação em seus dois significados: restrito e amplo. Logo após aponta o erro lógico, filosófico e sociológico do significado restrito que limita a educação às fases infantil e juvenil do indivíduo enquanto que no sentido amplo considera-se a existência humana em toda a sua duração e em todos seus aspectos o que deve justificar, lógica e socialmente, o problema da educação de adultos. Para Vieira, o conceito de educação “é o processo pelo qual a sociedade forma seus membros à sua imagem e em função de seus interesses.” E, por conseguinte, é o processo pelo qual a sociedade opera de maneira constante no desenvolvimento do ser humano buscando sua integração no modelo social vigente levando-o a aceitar e perseguir os fins coletivos.
Partindo desta definição, passa a explicar os caracteres da educação, a saber:
a) A educação como processo, isto é, ela é um processo histórico com duplicidade de sentido: em um sentido retrata a história individual de cada indivíduo, e no outro sentido, está vinculada à etapa vivida pela comunidade em sua permanente evolução, então como processo a educação deve ser interpretada pela dialética.
b) A educação como fato existencial, refere-se à essência real e social do homem, pois é através da educação que o homem é configurado em toda a sua realidade.
c) A educação como fato social, ou seja, a forma pela qual a sociedade