A educação como processo social
A realidade é transformada a cada dia, e isso se dá por meio das interações humanas e de suas realizações no mundo moderno, as relações sociais são um grande fator nesse processo, pois são através delas que o mundo evolui. Quanto mais conhecimento, mais é notada a presença de poder e prestigio, e as pessoas anceiam por isso, logo observa-se as disputas por poder, que fazem com que as pessoas estejam atentas a tudo que as favoreça, e isso amplia as visões para o mundo. Logo, não há como falar em desenvolvimento e evolução humana sem mencionar a educação, afinal, é através dela que é possível abrir portas para novos conhecimentos, idéias, práticas e mudanças. E esse deve ser um fator valorizado e investido, afinal, não há como imaginar um pais bem sucedido sem uma boa educação para seus habitantes.
A educação é uma área importante dentro da sociedade, levando em consideração que a partir dela os indivíduos são treinados e ensinados a viver em sociedade, respeitando as normas e os direitos dos outros, além de serem ensinados a cumprir com seus deveres e viver dentro da lei. A educação pode ser classificada como um meio de processo de socialização, já que dentro das escolas, desde a infância, as crianças são colocadas para viver em uma realidade que não é a que estão acostumados, e logo, aprendem a conviver com as diferenças e conhecem novas pessoas, pensamentos e formas de agir. Pode-se falar então, que esses são alguns dos processos de socialização, que são as mudanças ocorridas por meio da interação de seres humanos.
Além de uma forma de socializar os indivíduos, a educação é uma forma de crescimento pessoal e para um pais em geral, já que, os grandes profissionais e revolucionários tiveram uma base, mesmo que por conta própria, de ensinamentos matemáticos, históricos, físicos, filosóficos e qualquer outra disciplina. Divide-se esses processos em Associativos: são meios em que os indivíduos interagem entre si, gerando lações