Organização Empresarial
- Estruturas Organizacionais
Vantagens e desvantagens de estruturas organizacionais
A estrutura organizacional de uma empresa organiza a hierarquia dos empregados. As empresas têm estruturas organizacionais que mostram a relação entre os empregados e suas responsabilidades. A estrutura organizacional de cada empresa é diferente e depende de suas necessidades específicas. Uma grande indústria que tenha várias fábricas terá uma estrutura organizacional bem diferente de, uma empresa de serviços financeiros que possua apenas um escritório.
Entretanto, existem alguns tipos básicos de estruturas organizacionais e cada um tem suas vantagens e desvantagens. O ambiente em que a organização atua é caracterizado por três tipos:
O ambiente estável, com pequena variação, que é previsível e controlável;
O ambiente em transformação, em que as tendências de mudanças são visíveis e constantes;
O ambiente turbulento, em que as mudanças são velozes e, não raro, surpreendentes.
Estrutura organizacional vertical
Ela funciona com base em uma cadeia de comando que começa pelo presidente da empresa e vai até os departamentos mais baixos. Ela define a hierarquia entre as pessoas e o que elas controlam. Uma desvantagem deste tipo de estrutura é que ela tende a ser burocrática e não estimula a comunicação entre as pessoas de níveis diferentes. Este tipo de organização se destaca por agilizar a tomada de decisões e favorecer a coordenação das atividades da empresa.
Estrutura organizacional horizontal
Uma estrutura horizontal agrupa as pessoas com base em suas habilidades e funções. Ela pode agrupar aqueles que trabalham juntos em um departamento específico ou os que trabalham em uma determinada área. Uma vantagem deste tipo de hierarquia é que estimula a comunicação entre os empregados e também facilita a propagação do conhecimento. A desvantagem é que conforme a empresa cresce, pode faltar integração entre as diferentes funções ou