Organização Empresarial
Diariamente surgem na sociedade a necessidade de organização tamanho desta como de todos os organismos que nela estão inseridos, assim no presente trabalho pretendo dar a conhecer os princípios fundamentais de uma organização empresarial e apresentar a diversidade de estruturas que uma organização pode assumir, bem como sua vantagens e inconvenientes.
Falar de organização empresarial é falar concretamente da forma como estão agrupados e representados todos os elementos que constituem uma empresa com vista ao alcance dos objectivos, neste contexto é importante que a mesma esteja organizada pois permite estabelecer a harmonia e o seu correcto funcionamento.
Entretanto a minha abordagem centra-se na descrição sobre os objectivos, comportamentos e processos que se desenvolvem numa organização.
Consequentemente realço de um modo geral a estrutura de uma organização, sua construção, evolução, adaptação, princípios entre outros, ao fim faço uma argumentação com base em teorias práticas e experiencias vividas na empresa Angola Telecom sobre os assuntos relacionados com o tema em questão.
CONCEITO Qualquer empresa precisa ser organizada, não importa se tem dois ou dois mil funcionários isto é congregar e relacionar de forma harmoniosa os elementos humanos, matérias e financeiros que foram colocados a sua disposição para se alcançarem os objectivos que se propôs atingir. Organização, do grego comum organon, é uma daquelas palavras que mesmo em gestão empresarial podem ser usadas com mais de um significado, neste caso organização seria um conjunto de pessoas agrupadas a volta de objectivos comuns cujo cumprimento implica de algum modo, algumas limitações no comportamento individual.
PROCESSOS E OBJECTIVOS DA ORGANIZAÇÃO
EMPRESARIAL
A organização como uma das principais funções da gestão é tida como a forma como o gestor inter-relaciona as pessoas e os outros recursos da empresa com vista a obtenção dos resultados