organização empresarial
Muitas pessoas sonham abrir seu próprio negocio, porém grandes partes dos futuros empresários não possuem experiência e não estão preparados para administrar esse empreendimento. O maior erro cometido por esses donos de empresas é a não contratação de gestores que possam vir auxiliar na administração e a falta de consultoria por pessoas especializada no assunto, sendo assim acabam não tendo grande êxito nos negócios.
Os proprietários visam o aperfeiçoamento de seus produtos e serviços, com a finalidade de expandir as vendas, entretanto, poucas são pessoas que sabem a importância da organização da empresa como um todo. Preocupam-se em melhorar a tecnologia do produto ou serviço e esquecem de dar atenção ao restante da empresa. O que muitas vezes ocorre é um aumento de vendas, gerando um crescimento desordenado, o que faz com que, quanto mais a empresa venda, mais desorganizada ela fica, pois não foi preparada e estruturada para acompanhar este desenvolvimento.
Devido a este fato, para uma boa organização empresarial é necessário a estruturação de três fatores importantes, o RH (Recursos Humanos), a área financeira e a área administrativa. Esses três elementos associados ocasionam o aumento na produtividade, com redução do tempo, a manutenção dos níveis de qualidade e a redução de custos. A grande maioria das pequenas empresas não tem um departamento de RH estruturado ou um profissional qualificado para gerenciar pessoas. Uma das funções dos Recursos Humanos é proporcionar à organização e soluções para que os seus funcionários possam desempenhar da melhor forma o seu trabalho, atento a todos os anseios pessoais e do ambiente social dentro da organização. Sem esse departamento pode ocorrer uma falta de eficiência, irregularidade dos processos e consequentemente falhas no sucesso da empresa.
Outro departamento importante de um empreendimento é o setor financeiro, a área para a qual convergem todas as outras, pois sem resultados a empresa