A Educa O No Brasil Hist Ria Texto Word
História da Educação Brasileira
Professora Bluma Salomão
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE NA PRIMEIRA REPÚBLICA
I - OS SETORES DA SOCIEDADE BRASILEIRA 1 - O SETOR POLÍTICO . O coronelismo permanece como a base da estrutura de poder no Brasil. . Ele representa o compromisso ou troca de proveito entre o Poder Público e os chefes locais. . O coronelismo atinge o ponto mais alto com a política dos governadores. . Entre 1920 e 1929 essa estrutura de poder é abalada por um clima de efervescência ideológica e de inquietação social: . campanhas presidenciais; . incursões armadas; . pressões da burguesia industrial; . lutas operárias.
2 – O SETOR ECONÔNICO . A década de 1920 é considerada por alguns estudiosos como período intermediário entre o sistema agrário-comercial e o urbano-industrial. . A nova fase industrial, que se inaugura na década de 1910, se consolida na década de 1920.
3 – O SETOR SOCIAL
. O novo sistema de valores da civilização urbano-industrial, a contribuição do imigrante. . A imigração foi elemento importante na alteração do mercado de trabalho e das relações trabalhistas – aparecimento de novos sentimentos, ideias e valores. . O papel desempenhado pelo imigrante nas lutas sociais contribuiu no desenvolvimento da consciência de classe do operariado urbano.
4 - A EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA REPÚBLICA -1910/1920 – 1930
. Concepção Salvacionista da Educação.
.As possibilidades de intervenção no processo educativo eram superestimadas, nele pareciam estar contidas as soluções para os problemas do país: sociais, econômicos e políticos.
5 - A ESCOLA NOVA – OS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO
. Influenciados pelas ideias então vigentes nos Estados Unidos e na Europa, o movimento liderado por Anísio Teixeira e Fernando Azevedo nos anos de 1920, defendiam reformas educacionais para combater a “grande mancha nacional de incivilidade e descaso com a democracia”.
. A educação vista como um importante