A Educa O De Jovens E Adultos Novo 2
Evasão Escolar na Educação de Jovens e adultos
São Paulo
2014
1-INTRODUCAÇÃO
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é voltada para inserir novamente os jovens e adultos que não concluíram ou não tiveram oportunidade de frequentar e terminar o ensino fundamental e médio. O perfil de quem frequenta o EJA são jovens a partir de 17 anos que abandonaram o ensino regular (por motivos pessoais, profissionais, etc.), e de adultos que muitas vezes nunca frequentaram a escola (abandonarão porque no passado as famílias não julgavam necessário o estudo). É através da rede publica brasileira tendo como objetivo trazer para dentro da sala de aula o aluno e sua bagagem proporcionando um ambiente receptivo onde o aluno não volte a evadir.
As características dos alunos do EJA foram se modificando principalmente pela idade, pois dentro da sala tem jovens que desistiram do ensino regular, são irresponsáveis e muitos voltam a estudar por diversão, os alunos mais velhos muitas vezes não tiveram oportunidade de estudar, trabalham o dia inteiro e quando chegam à escola estão cansados, como já estão amadurecidos e sabe a importância de se ter uma formação. Não se deve deixar de levar em conta à bagagem vivida, o cansaço, a vergonha e o medo de errar e os problemas que tem no cotidiano.
Na constituição de 1988 foi o ano em que os jovens e adultos tiveram direito a educação básica gratuita, com isso a Educação de Jovens e Adultos teve vários desafios para melhorar a educação. Só na década de 90 o EJA foi reconhecido pelo governo que responsabilizou o município a dar apoio às escolas que fornecia o EJA, com as parcerias de várias empresas. A educação de jovens e adultos é um direito assegurado pela Lei Diretriz e Bases (LDB), sendo oferecido aos alunos que não tiveram acesso à escola.
Muitos são os motivos que impedem uma pessoa de estudar no tempo certo, ter que trabalhar para ajudar a família, há