A Educação em Moçambique
Escola Superior de Educação Jean Piaget
A EDUCAÇÃO EM MOÇAMBIQUE
Resumo: O tema do trabalho é a Educação em Moçambique e este trabalho aborda a Educação durante o Tempo Colonial e após a Independência. No Tempo Colonial os nativos não tinham uma educação, apenas tinham de saber trabalhar a terra e lidar com os animais, pois não necessitavam de aprender a falar, ler ou escrever. Após a Independência a FRELIMO fez com que a escolaridade passasse a ser obrigatória para todos até aos dias de hoje.
Palavra-chave: Educação; Tempo Colonial; FRELIMO; Independência; Ensino Oficial; Ensino Rudimentar; Ensino Primário Rudimentar; “Homem Novo”.
Discente:
Licenciatura em Educação Básica
Dinâmica Do Mundo Contemporâneo
Almada, 2015
I – Introdução
No âmbito da unidade curricular de Dinâmicas do Mundo Contemporâneo, lecionada pelo docente João Couvaneiro, foi sugerido realizar um trabalho sobre a Educação em Moçambique.
A sugestão foi prontamente aceite também pelo facto de ter morado em Moçambique durante 18 anos e pela curiosidade em saber em saber mais a pormenor o funcionamento do sistema de educação naquele país. Neste trabalho neste trabalho será feita uma comparação da Educação no Tempo Colonial e após a Independência.
Em primeiro plano será feita uma breve abordagem sobre a Educação no Tempo Colonial e de seguida a Educação após a Independência. E em segundo plano será feita uma pequena comparação entre ambas.
II- Fundamentação Teórica
a) A Educação no Tempo Colonial
Moçambique passou por momentos críticos na era colonial em todos os aspetos particularmente na educação dos indígenas.
A educação estava reservada para os colonos e os seus filhos, logo, os moçambicanos não tinham acesso à educação.
Foram feitas reformas no sistema de ensino colonial, mais adequadas às circunstâncias histórico-económicas e à conjuntura política internacional. A