A economia do brasil
Curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade ANHANGUERA - UNIDERP
Campo Grande – MS
Capítulo 1
Estruturas de Mercado
Estruturas de Mercado
Há várias formas e estruturas de mercado, porém todas dependem basicamente de três características:
- numero de empresas que compõe esse mercado
- tipo do produto
- se existem ou não barreiras no acesso de novas empresas nesse mercado
Concorrência pura ou perfeita
Neste tipo de mercado há um grande numero de empresas de forma que uma, por sorte, não afeta a oferta do mercado nem o preço de equilíbrio. O grande número de empresas nesse mercado faz com que elas sejam apenas tomadoras de preços.
Uma característica desse mercado é que, em um período de longo prazo, não existirão lucros extras, mas apenas os chamados lucros normais que são representados pela remuneração implícita do empresário.
Na concorrência perfeita, se existirem lucros extraordinários em curto prazo, isso fara com que novas firmas surjam no mercado, pois não existem barreiras para isso. Com o aumento da oferta de mercado os preços tenderão a cair e por consequência os lucros extras tenderão a zero.
No mercado existiria apenas o lucro normal que estará implícito nos custos, quando então encerrará a entrada de novas empresas nesse mercado.
Nesse tipo de mercado, prevalecem as seguintes características:
- mercado atomizado
- produtos homogêneos
- não existem barreiras para o ingresso de novas empresas nesse mercado
- transparência de mercado
Monopólio O mercado monopolista é totalmente o oposto ao mercado de concorrência perfeita. Nesse mercado existe um único empresário ou empresa dominando totalmente a oferta e todos os consumidores, com isso não existe concorrência. Nesses casos, o consumidor é obrigado a se submeter as condições impostas pelo vendedor ou terão que deixar de consumir o produto. Como é exclusiva no mercado, a empresa monopolista determina o preço de equilíbrio de acordo