Economia Brasil
O Brasil depois do descobrimento em 1500 teve muitas fases na sua economia. No começo o Brasil servia como uma colônia de exploração, onde a economia se baseava na extração de matéria prima brasileira para ser vendida no exterior, como o pau brasil, cana de açúcar, café, mineração, látex entre outros.
As industrias começaram a aparecer no século XIX, localizadas principalmente no sudeste brasileiro. Porem foi só no século XX que o Brasil começou o seu crescimento econômico através da industrialização, através do governo de Vargas em 1930 que tinha uma politica econômica desenvolvimentista e isso gerou um crescimento econômico muito rápido ao Brasil, porem sua divida externa começou ai a crescer muito. Entre 1969 e 1973 aconteceu o chamado “milagre econômico” onde a industrialização gerou muito emprego e aumentou o poder de consumo do brasileiro, porem houve uma ampliação na concentração de renda.
Os anos 80 foram marcados pelo desastre na economia brasileira, um prolongado período de instabilidade monetária e de recessão, com altíssimos índices de inflação combinados com arrocho salarial, aumento da divida externa e crescimento pífio fizeram os anos 80 serem conhecidos como “a década perdida” da economia brasileira. Vários planos foram criados para tentar controlar a economia, como o Plano Cruzado, Plano Bresser e Plano Color porem não tiveram muito sucesso. Somente com o Plano Real criado em 1994 a economia brasileira conseguiu uma certa estabilidade econômica.
A economia brasileira atual esta forte e sólida, o país é um grande exportador de produtos agrícolas, commodities minerais e manufaturados. Atualmente o Brasil se encontra em sétimo lugar no ranking de maiores economias do mundo.
Uma grande insatisfação do povo brasileiro é sobre impostos pagos ao governo, pois o povo brasileiro paga tributos altos como países europeus e não obtém o retorno esperado. Em 2009 segundo pesquisa realizada pelo IBPT os tributos pagos pela população são