Introdução à Contabilidade
1.1- Conceito
A Contabilidade é uma Ciência Social que tem por objeto o patrimônio das entidades, e por objetivo o controle desse patrimônio, com a finalidade de fornecer informações aos seus usuários.
“Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à administração econômica.” – Conceito oficial formulado no Primeiro Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado no Rio de Janeiro, de 17 a 27 de agosto de 1924.
A Contabilidade possibilita, por meio de suas técnicas, analisar e interpretar as funções administrativas e econômicas das empresas, para o controle permanente do Patrimônio, apurando seus resultados, servindo como instrumento básico para a tomada de decisões para os gestores de uma Empresa.
A Contabilidade é uma Ciência Social, portanto não exata, necessitando de Princípios Contábeis de adoção obrigatória para todas as entidades (pessoas físicas ou jurídicas com ou sem fins lucrativos) na sua execução, de forma a padronizar as informações contábeis divulgadas para os seus usuários.
1.2- Aplicação da Contabilidade
O campo de aplicação da Contabilidade abrange todas as entidades econômico-administrativas, até mesmo as pessoas de direito público, como a União, os Estados, os Municípios, as Autarquias, etc.
Entidades econômico-administrativas são organizações que reúnem os seguintes elementos: pessoas, patrimônio, titular, capital, ação administrativa e fim determinado.
Instituições: são entidade econômico-administrativas com finalidade sociais e socioeconômicos. As com objetivos sociais são aquelas cuja administração tem por objetivo o bem-estar social da coletividade, como as associações recreativas e esportivas, os hospitais beneficentes, os asilos, etc.; as com finalidades socioeconômicas são aquelas cuja administração tem interesse no aspecto econômico da entidade, porem este reverte em beneficio da coletividade a que pertencem. São