Musica
Curso: Educação Musical
Integrantes do grupo: Márcia, Elias, Laercio e Israel.
Resenha: A reflexão sobre a pratica na pesquisa e formação do professor de Música
Como o objetivo do conhecimento prático do professor de música e suas contribuições para melhoria do aprendizado. A autora do texto mostra que também que reconhecendo diversidades inerentes ao ser humano, o professor pode de diferentes formas estruturar e conduzir o conhecimento de acordo com a realidade de cada aluno, tornando isso possível através da pratica de diversas atividades mas acima de tudo respeitando e valorizando as diferenças dos alunos.
Não é de hoje que se luta pela qualidade de ensino e contra o fracasso escolar e de como se é discutido também a capacidade e experiência dos professores em se relacionar e passar conhecimentos para os alunos.
Nota-se também a dificuldade de lecionar em classes com alunos de diferentes idades e níveis de aprendizagem e de como é difícil trabalhar com essa diversidade que se tornou um problema concreto paras as escolas e professores.
Na área de música é comum os professores planejarem seus trabalhos através de um ideal de aprendizagem, onde todos aprendam da mesma forma, na mesma sequencia e ao mesmo tempo.
Um dos métodos usado para isso é de que os alunos são agrupados segundo níveis de desempenho musical ou instrumental. Mas na rede escolar esse tipo de solução não é possível, visto que as turmas são formadas segundo a idade dos alunos, o que traz um grande desafio aos professores. Na área de música, em especial, a diversidade de interesses logo torna-se evidente na sala de aula: um prefere tocar pandeiro, o outro flauta, um gosta mais de cantar, outro de ouvir música ou compor. Essas preferências logo se manifestam também em termos de desempenho instrumental e vocal. O desafio é ainda maior em sala de aula é pensarmos que a diversidade é inerente ao ser humano,