A Diversidade existente na sociedade
1 INTRODUÇÃO 3
2 EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: REFLETINDO SOBRE AS DIFERENTES PRESENÇAS NA ESCOLA 4 3 CONCLUSÃO 6 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
A escola e o professor são sujeitos importantes na formação de cidadãos conscientes e críticos. Se uma enquete fosse realizada nesse instante, grande parte das pessoas concordaria que o principal papel do educador, em especial o da escola, tem por incumbência “transmitir”, “passar”, “veicular” ou até “transportar” conteúdos para o aluno, como se fosse um arquivo de computador a ser enviado como ondas de rádio, nas quais o aluno tem que se sintonizar.
De acordo com estudos de especialistas existem dois tipos de escolas que predominam na prática de salas de aulas: a do ensino tradicional, com roupagem tecnicista combinado com a imagem de que o professor ao entrar em sala e fecha a porta passa a ser o “dono da palavra”; a outra prática é do ensino construtivista, em que o professor é apenas um mediador/orientador do caminho a ser seguido pelo aluno. São tendências pedagógicas que são vivenciadas nas escolas.
A questão aqui é compreender o papel da escola e do professor para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e democrática culturamente, na formação de cidadãos conscientes de que vivemos num mundo puramente de diversidade cultural e, na escola não é diferente. Como a escola trabalha essa diversidade? As tendências pedagógicas são pensadas nessa questão? É que será discutido neste trabalho.
2 EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: REFLETINDO SOBRE AS DIFERENTES PRESENÇAS NA ESCOLA
Em principio, é necessário que se discuta o conceito de diversidade, que não é uma tarefa fácil, pois tem-se que considerar o objeto a que se refere essa questão: o ser humano. O homem por si só é um ser complexo e tudo que o envolve acaba sendo também complexo. Segundo