A DITADURA DA BELEZA
Entre
os fatores que influenciam a percepção de beleza, é a cultura que parece ter papel predominante na tirania contemporânea da aparência.
Há um consenso de que é exagerada a importância que se dá aos traços físicos das pessoas, sobretudo no
Ocidente. “Esta esquecendo os valores éticos e outros aspecto do ser humano”, diz o filósofo Charles
Feitosa. “ Fala-se do aspecto físico como se estivesse em julgamento a
Basta
olhar os telefones celulares à sua volta, a cada dia com mais truques para transmitir imagens. Antes você descrevia a pessoa amada para um amigo, agora vai mostra a foto dela no celular. É bem diferente, concorda? Também vivemos uma individualização crescente, com as pessoas cada vez mais isoladas e menos trocas humanas. Passamos a ser julgados menos pelo que somos e mais pelo que, a distância, parecemos
Pesquisa
publicada em 1994 pela revista americana American Economic Review mostrou que as pessoas consideradas bonitas ganham salários em média 10% mais altos do que as feias.
Ao encontrarem 10 centavos internacionalmente deixados numa cabine telefônica, 87% do ocupantes devolveram a moeda quando apareceu uma mulher bonita perguntando por ela. Só 60% fizeram o mesmo por uma mulher tida como feia.
Mas
chega de falar do problema. Já dissemos que há padrões aparentemente universais de beleza, que outros são criados pela cultura e que há hoje uma ditadura de imagem, que influencia, de fato, a vida de todos. Tudo isso nos empurra para que nos encaixemos nos padrões de beleza. Mas não estamos sem alternativas. Há várias, como:
COMPRIMENTE O
PORTEIRO
DÊ PASSAGEM NO
TRÂNSITO
FAÇA ELOGIOS AS
PESSOAS
AGRADEÇA AO GARÇOM
VISTA ROUPAS
CONFORTÁVEIS
LEIA
TENHA PACIÊNCIA NA FILA
OLHE NOS OLHOS
SORRIA SEMPRE
Isso
também torna a pessoa bonita, não devemos só olharmos pra beleza que as vezes vemos cara mais não vemos coração, nem a inteligência! Então preste atenção antes de julgarmos pela
aparência,