A dinâmica da consistência moral.
Artigo:
Carita & Tomé (2010). A dinâmica da consistência moral. Análise Psicológica, 1 (XXVIII), 85-105.
Questões:
1) Qual a ideia fundamental que o artigo apresenta?
A ideia fundamental que o artigo apresenta é a problemática da moralidade, centrando-se na ação moral consistente. Tendo sido realizado um questionário a jovens, para justificar a interrogação de raiz que se colocou na pesquisa “O que faz com que certas pessoas apresentem consciência entre o raciocínio moral e a acção moral e outras apresentem menos consistência nesta relação?”.
2) Refira os resultados centrais da investigação.
Os resultados confirmaram algumas das hipóteses colocadas, apesar da sua interpretação não se apresente linear. Assim, a relação entre a cognição e a consistência apresentou-se positiva, mas fraca. A relação entre a variável afetiva e a consistência apresentou-se positiva, mas leal. Em relação à escolaridade na consistência e ao efeito mediador da satisfação perspetivada na relação entre a cognição e a consistência, as hipóteses não foram totalmente confirmadas. Por fim, a análise integrada da contribuição das variáveis preditoras na consistência mostrou que todas elas, com excepção da escolaridade, contribuem para explicar a variabilidade da consistência, mais do que qualquer uma delas isoladamente considerada.
3) Que conclusões são referidas pelos autores?
Os autores puderam concluir que este estudo alcançou o propósito de contribuir para a construção de mais conhecimento e um conhecimento mais abrangente sobre a dinâmica da consistência moral, um dos problemas mais delicados que se colocam no estudo do desenvolvimento moral.
4) Qual a importância do contributo deste tipo de artigo para a futura prática profissional (educador social ou animador sociocultural)?
Em relação ao educador social este artigo é importante porque fala da problemática da moralidade, e estes abordam na sua prática profissional alguns destes ditos de problema,