AS TEORIAS DA PSICOLOGIA SOCIAL E OS
PSICOLOGIA SOCIAL, E OS
MOVIMENTOS SOCIAIS.
Mônica Neves Aguiar da Silva
• Emylle Dias
• Ingrid Mota
• Jhonatas Almeida
• Julia Marques
• Luiane Nascimento
• Nizandra Conceição
PSICOLOGIA SOCIAL
A Psicologia Social é o campo da Psicologia Moderna que estuda e investiga como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam com as outras. Também estuda a interdependência recíproca dos indivíduos que consegue gerar tanto a cooperação quanto os conflitos entre si.
Foi no século XX, que a Psicologia Social foi gerada, com intuito de estabelecer uma ponte entre a psicologia e as ciências sociais (sociologia, antropologia, geografia, história, ciência política).
Segundo Jean Piaget (1970) é tarefa dessa disciplina conhecer o patrimônio psicológico hereditário da espécie e investigar a natureza e extensão das influências sociais.
HISTÓRICO
1895 –> Gustave Le Bon -> Psicologia das Multidões
Psicologia dos grupos -> Froud em 1921
Kurt Lewin ->MIT -> Centro de pesquisa dinâmica de grupo Leon Festinger -> Dissonância cognitiva
I. Desconforto da contradição dos conflitos
II. Estado de consistência interna
CATEGORIAS FUNDAMENTAIS
DA PSICOLOGIA SOCIAL
Relações interpessoais: Interação pessoa/pessoa; pessoa/grupo (grupos sociais); grupo/grupo (nacional, regional, etc.); Influências; conflitos; autoridade, hierarquias e a questão do poder; a instituição da família; a violência (incluindo a violência doméstica);
Investiga os fatores psicológicos da vida social: motivação e instinto; status social; liderança; estereótipos (estigma); alienação; Identidade, valores éticos; exclusão/inclusão social;
Analisa os fatores sociais da Psicologia Humana: o processo de socialização; as atitudes, as mudanças de atitudes; opiniões/ideologia e moral ; preconceitos ; papéis sociais; estilo de vida.
PRINCIPAIS TEMAS
ABORDADOS PELA
PSICOLOGIA SOCIAL:
I.
Agressão humana (violência);
II.
Trabalho e Ação Social;
III. Relações de Gênero, Raça e Idade;