A dinamica social
Neste contexto, é importante distinguir mudanças culturais e mudanças sociais. A mudança cultural se refere a toda transformação de valores ou padrões sociais, relativamente permanentes. Já a mudança social se dá quando ocorrem alterações nas estruturas e relacionamentos sociais da sociedade. De qualquer modo, todas as mudanças importantes que ocorrem nas sociedades humanas envolvem tanto os aspectos sociais como culturais.
As causas das mudanças sociais se dividem em geográficas, socioeconômicas e culturais. Entre as causas geográficas estão os cataclismos naturais, particularmente os geográficos e climáticos, como inundações, terremotos e secas – que podem modificar a organização ou estrutura de uma sociedade. Já as socioeconômicas implicam mudanças que envolvem processos sociais e econômicos que afetam a organização social, fazendo com que ela se modifique. Por fim, as causas culturais dizem respeito a descobertas científicas, invenções, transformações de ideias e valores, o desenvolvimento da filosofia, a difusão de religiões e ideologias.
Incluem-se, nesta perspectiva, as mudanças de paradigmas, importantes processos culturais que podem causar profundas mudanças sociais. Especificamente, tem-se a discussão em torno do conceito de paradigma científico, popularizado por Thomas Kuhn, para explicar a maneira pela qual a ciência opera e se desenvolve ao longo do tempo. Um paradigma é fundamental para nortear as abordagens dos objetos específicos de uma ciência, servindo para definir o que deve ser estudado, que perguntas devem ser feitas e que regras devem ser seguidas para interpretar as respostas obtidas.
As ideias científicas e descobertas mudam ao longo do tempo, até que se chega ao ponto de não