Dinâmica social
O estudo nos mostra o conceito de dinâmica social e como o crescimento da população se dá na medida em que aumentam os meios materiais para o atendimento de um maior número de pessoas e que o planejamento familiar vem sendo utilizado como uma forma de amenizar os problemas de superpopulação.
O planeta já não suporta um aumento significativo da população e os recursos naturais, como o petróleo e a água, estão correndo sério risco de esgotamento.
Aborda também o problema populacional no Brasil em função da concentração nos grandes centros e os seus efeitos sobre as políticas públicas.
Há menção da tese de Malthus e seus desdobramentos e o efeito das migrações sobre a composição das populações dos diversos países receptores.
A questão ambiental está diretamente relacionada à questão populacional. Assim, o problema ambiental depende de uma maior participação das pessoas nas decisões tomadas pelos governos.
Conceito de Dinâmica Social É o estudo das mudanças sociais, das leis de evolução e do progresso, objetivando a compreensão das leis gerais do transformismo social.
Dá-se o nome de processo à mudança social que importa na idéia de continuidade, onde as transformações são contínuas e definidas.
Quando, além de contínuo e definido, o transformismo social expressa a idéia de direção, essa mudança é denominada de evolução.
E, finalmente, quando à mudança social se acrescentam os componentes de continuidade e direção em juízos de valor, o transformismo social é definido como progresso.
Duas teorias importantes procuram explicar esse transformismo:
a) a teoria da evolução linear;
b) a teoria da evolução cíclica. Teoria da evolução linear.
Entende que a transformação social segue uma linha reta e irreversível. Não há retornos nem processos involutivos. Tudo se desenvolve, irresistivelmente, para frente. Esta evolução pode ocorrer de maneira lenta ou por processos bruscos e