dinamicas sociais
Neste contexto, é importante distinguir mudanças culturais e mudanças sociais. A mudança cultural se refere a toda transformação devalores ou padrões sociais, relativamente permanentes. Já a mudança social se dá quando ocorrem alterações nas estruturas e relacionamentos sociais da sociedade. De qualquer modo, todas as mudançasimportantes que ocorrem nas sociedades humanas envolvem tanto os aspectos sociais como culturais.
PESQUISA
Entende-se por transição demográfica a oscilação das taxas de crescimento e variações populacionais. Esse conceito foi elaborado no ano de 1929 por Warren Thompson (1887-1973) para contestar matematicamente a Teoria Demográfica Malthusiana, por definir que não há um crescimento acelerado da população, mas sim oscilações periódicas, que alternam crescimentos e desacelerações demográficos, podendo envolver, inclusive, estágios de estabilidade.
Para melhor compreender o conceito de transição demográfica, é necessário ter noção de algunsconceitos demográficos, tais como a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade.
Na escala mundial, a população que existe em cada momento é o resultado da diferença entre os nascimentos e as mortes. Essa diferença é chamada de crescimento vegetativo.
Somente o crescimento vegetativo altera o efetivo global da população do planeta, em virtude dos movimentos de nascimentos e mortes que ocorrem a todo momento.
Mas muita atenção para um fato: as taxas de natalidade e mortalidade são muito distintas entre os países, como consequência de suas condições econômicas, sociais, culturais e religiosas.
No crescimento vegetativo temos a relação entre nascimentos e mortes; portanto, ele não expressa o crescimento real de uma população local. Para tal, é