A dimesao cultural
Portanto no mundo globalizado atual não podemos dissociar cultura de economia. E nesse contexto surgem algumas questões a respeito do processo de globalização da cultura, tais como a ocidentalização do mundo, a americanização do mundo e o processo de mundialização da modernidade.
Tem-se o inicio da ocidentalização do mundo com a expansão marítima europeia e o colonialismo. Os europeus etnocentristas e com forte aporte econômico impuseram condições culturais aos povos submetidos, que sofreram um processo de desculturização. Latouche (1996) distingui o processo do imperialismo do de globalização, já que o primeiro é marcado pela ocupação territorial e o outro pela ciência e a técnica.
Já Lanni (1993, 1995) afirma haver certa semelhança entre ocidentalização e modernização, porém ambas implicam na difusão de padronizações e valores culturais e sociais. Sendo o processo atual da expansão capital um processo de ocidentalização do mundo. Latouche também trabalha com a noção de homogeneização, de padronização cultural do mundo.
Respectivo outro fator que serve de alerta e estudos no mundo é a tese de americanização do mundo, pois com a globalização os países estão diretamente ligados por mercados, comercio, finanças, informações e tecnologia e quase tudo provém ou este diretamente ligado aos americanos.
Estudiosos que analisam os processos, como o professor Frederic Jameson, afirmam que ocorre um processo de americanização e que cultura e economia estão juntas nesse processo. A professora Ana Fani Carlos, também tem esse mesmo ponto de vista destacando o modo de vida americano, que se espalha pelo mundo.
Em todo mundo ocorrem