A Dimensão da Gestão Escolar
FACULDADE PITAGORAS
MBA em Gestão Escolar
Disciplina de Nivelamento: Gestão, inspeção e supervisão escolar
Professora: Maria Claudia Prézia Machado
Pós-graduando: Marcelo Tavares Moretti
Junho / 2013
Como definido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n° 9.394, de 1996), gestão escolar inclui, além da parte administrativa e financeira, o planejamento e a elaboração do Projeto Político-Pedagógico em parceria com a comunidade escolar. Carlos Roberto Jamil Cury, professor da PUC Minas, explica que não é de hoje que o tema gestão ocupa boa parte das propostas de melhoria da escola pública. No final do século 20, os termos gestão e gerência passaram a fazer parte do vocabulário dos educadores comprometidos com a educação emancipadora. Com o correr do tempo surgiram várias opiniões relativas ao tema gestão. Cury destaca que entre 1970 e 1980 havia uma opinião tecnicista e de 1980 a 1990 opinião era participacionista. Com o passar dos anos o termo administração escolar caiu em desuso e foi substituído pelo termo gestão escolar, que hoje define a participação dos membros que compõe a escola bem como a comunidade.
Existe uma próxima relação entre gestão e o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, isso tem tornado a gestão escolar um dos mais importantes temas na área da educação. É fácil perceber que nas escolas onde os alunos apresentam bom desempenho existe por trás uma gestão escolar eficiente e eficaz.
Numa escola em que há um bom trabalho de gestão, existem ações que procuram alcançar a qualidade da educação. Para tanto, direção, coordenação devem formar uma equipe gestora, fazer um levantamento do que precisa ser feito, como investimento na formação dos professores, compra de material, obras ou reparo na estrutura física, isso entre outras iniciativas.
Portanto, tal entendimento implicaria a realização de ações conjuntas, para as quais todos os participantes do contexto escolar deveriam concorrer (Lück,