Doenças Inflamatorias
DOENÇA DIVERTICULAR
Abrange a diverticulite (estado inflamatório) diverculose (estado convalescente). Em geral, a doença diverticular é relativamente rara onde a dieta é rica em fibras e relativamente alta aonde ocorre a ingestão de alimentos altamente refinados.
A diverticulose refere à herniações semelhantes a sacos de parede colônia, entretanto sem processo inflamatório. As complicações de doença diverticular variam de sangramento suave sem dor e hábitos intestinais alterados a diverticulite, a qual pode incluir seu próprio aspecto clinico de inflamação (formação de abscesso, perfuração aguda, sangramento agudo, e obstrução e sepse).
DIVERTICULITE
É uma inflamação que se manifesta basicamente no intestino grosso, parte final do intestino que se distribui pelo abdômen formando uma espécie de U invertido.
Responsável pela absorção de água, armazenamento e eliminação dos resíduos da digestão, o intestino grosso começa no íleo (porção final do intestino delgado) e é dividido nos seguintes segmentos: ceco, colón ascendente, colón transverso e colón descendente.
O intestino grosso é formado por diferentes camadas de tecido, a camada mais interna é constituída por uma mucosa cheia de glândulas e preparada para produzir: muco, enzimas e anticorpos, que vão defender esse órgão de substancias estranhas e agentes agressores.
A mucosa irrigada por vasos existentes na camada serosa e que atravessam a camada muscular. Isso cria um ponto de fragilidade no músculo e, em determinadas condições, a mucosa pode formar uma hérnia, semelhante a um dedo de luva invertido: é o divertículo. Nele pode penetrar e ficar retida pequena quantidade de fezes que recebe o nome de felicalito. Havendo condições favoráveis, bactérias também podem assentar-se nesse local.
A diverticulite ocorre quando eles inflamam, podendo apresentar abscesso ou perfuração.
DIVERTICULOSE
A diverticulose é a presença de divertículos, geralmente no intestino grosso. Os