A diferença dos irmãos
FABIANA BERTOTTI, 1075487
Curitiba
2011
Ao analisar o texto “A Diferença dos Irmãos” encontramos conflitos que estão presentes em quase todas as famílias, sejam elas de temperamento, físicas, intelectuais ou emocionais.
É comum estes apresentarem tais diferenças, pois, biologicamente falando, também possuem DNA distintos uns dos outros, tendo cada um suas características.
Levando isso em consideração, e sabendo da existência de várias teorias do desenvolvimento humano, vamos relacionar o texto estudado com uma teoria em especial, a do suíço Jean Piaget, que usaremos de referência para compreendermos um pouco mais sobre o desenvolvimento humano e o porquê de alguns comportamentos diante de determinadas situações.
O texto retrata a vida de dois irmãos que foram separados pela adolescência do mais velho, triste com a indiferença do irmão, o mais novo busca entender o problema conversando e se aconselhando com um adulto próximo. E é a partir deste cenário que vamos relacionar o texto com nosso estudo.
Existem várias teorias do desenvolvimento humano que foram construídas a partir de observações e pesquisas com grupos de indivíduos em diferentes faixas etárias e diferentes culturas.
O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua, que se caracteriza pelo aparecimento gradativo de estruturas mentais. Estas são formas de organização da atividade mental que se vão aperfeiçoando e solidificando até o momento em que todas elas, estando plenamente desenvolvidas, caracterizarão um estado de equilíbrio superior quanto aos aspectos da inteligência, vida afetiva e relações sociais.
Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária, permitindo-nos reconhecer as individualidades, o que nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos.