As Diferenças Dos Irmãos
A Teoria Cognitiva centra sua atenção no processo de compreensão, transformação, armazenamento e utilização das informações, envolvida no plano da cognição, segundo Moreira (1982, p.3). Nela a aprendizagem acontece de dentro para fora.
“O aprendizado ocorre como resultado de processos mentais racionais e não por uma simples repetição do condicionamento, como nas teorias Behaviorista.” (SOLOMON, 2008)
Na concepção piagetiana o desenvolvimento se faz por graduações sucessivas, por estágios e por etapas, as quais ele denominou: Período Sensório-motor, Período Pré-operatório, Operatório Concreto e Operatório Formal.
Analisando o texto “As Diferenças Dos Irmãos” podemos perceber traços da Teoria Cognitiva em alguns trechos.
Pitu vive uma fase diferente da de Marquinhos, provavelmente, devido às idades e por consequência as experiências também serem diferentes. Pitu, que aqui desempenha a figura do aprendiz, tem na vivência desta diferença um ambiente propício a aprendizagem de novas informações que serão somadas à informações já assimiladas por ele em etapas anteriores, promovendo a elaboração de novos esquemas para a etapa seguinte.
Neste contexto, Seu Zeca funciona como um mediador no processo de aprendizagem de Pitu. Este ainda não possui maturidade para entender tudo que Seu Zeca diz, mas provavelmente, Pitu já se “consultou” outras vezes com o ancião e experimentou, observou e assimilou que ele dava conselhos certeiros e por isso julgava-o “um homem inteligente, que sabia explicar tudo.” Este trecho nos remete ao conceito empirista, endossado por Piaget, no fato de afirmar que o conhecimento vem da experiência.