A destruição causada pelas drogas
O Investigador de Polícia, NelsonVenâncio Filho enfatiza uma frase de Içami Tiba em que acredita ser a palavra chave na prevenção:
“O único controle que qualquer pessoa tem sobre a droga é o de não experimentá-la”.
Acidente de carro: uma das maiores consequencias do uso de álcool
Álcool
É uma droga comum entre estudantes e sua venda é legalizada, assim como o tabaco. O uso está relacionado a necessidade de auto afirmação e superação da insegurança comum nos jovens, o problema é que pode evoluir facilmente para o abuso e a dependência.
Seu uso causa enorme dano à sociedade traduzidos em diversos tipos de acidentes.
Consequências: a ação do álcool no organismo causa problemas ao fígado, aparelho digestivo, cardíaco, hipertensão, problemas psiquiátricos, queda de produção nos estudos e no trabalho. Além de potencializar agentes cancerígenos.
Tabaco
É responsável por 200 mil mortes anuais somente no Brasil e é considerado o problema de saúde número 1 no mundo.
Na composição do cigarro existem cerca de 4.700 substâncias tóxicas entre formol, veneno para ratos, amônia, acetona e naftalina.
O cigarro causa muitos problemas respiratórios e diminui muito a expectativa de vida. Além disso, diminui o paladar e olfato, prejudica a pele consideravelmente e também as atividades físicas, causa pigarro, mau hálito, dentes amarelados e tosse. Outros problemas graves causados pelo cigarro são: AVC, infarto do miocárdio e diminuição do sistema imunológico. Aborto aos 8 meses causado pelo uso de maconha, o cérebro do feto está fora da caixa craniana.
Maconha
É uma droga extraída de uma planta e por isso muitos a consideram inofensiva, isso é uma mentira, suas consequências são bastante graves. Ela destrói os neurônios e afeta a memória recente. Nos homens leva a alteração hormonal e, com o tempo, podem surgir problemas de infertilidade. Pode desencadear problemas psicológicos como a esquizofrenia e o transtorno bipolar. Sua