artigo de revisão bibliográfica
RESUMO
A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença inflamatória crônica que acomete preferencialmente as articulações periféricas. A patologia da AR é complexa com envolvimento persistente das células e componentes do sistema imunológico. Durante longos anos a resposta imune adaptativa tem sido alvo das atenções nas doenças autoimunes. Níveis elevados de velocidade de sedimentação globular e proteína C reativa se correlacionam diretamente com o aumento de eventos cardiovasculares. Citocinas pró-inflamatórias contribuem com a disfunção endotelial, resistência insulínica, dislipidemia, efeito pró-trombótico e estresse oxidadtivo, que são fundamentais para o processo aterogênico.
Palavras – chaves: Atrite reumatóide. Doença autoimune. Sistema Imunológico
CONCEITO
A Artrite Reumatóide (AR) é uma doença auto imune em que o sistema imunitário ataca erradamente as articulações e os tecidos moles circundantes e que se pode manifestar de várias formas. Inicialmente pode afectar uma articulação e depois avançar para outras ou aparecer inesperada e repentinamente, afectando várias articulações ao mesmo tempo. Tarefas simples para a generalidade das pessoas, como sair da cama ou vestir-se, podem-se tornar difíceis para estes doentes.
O ponto de partida da doença é a inflamação da membrana sinovial, uma estrutura que reveste a parede interna da cápsula fibrosa que envolve a articulação e cuja função é produzir o líquido sinovial, que nutre a cartilagem e lubrifica a sua superfície, permitindo o movimento normal da articulação. Quando, porém, a membrana inflama, torna-se mais espessa, aumenta de volume e deixa de produzir o líquido sinovial normal, para produzir um líquido inflamatório que destrói progressivamente as cartilagens que revestem as articulações, prejudicando a sua função, limitando os movimentos articulares e causando dor.
IMUNOPATOGENIA
A causa da artrite reumatóide é desconhecida. Intensivos esforços têm falhado para estabelecer que a