A desobediência como causa de sofrimentos e castigos e/ou salvação
Sousa, Maria Naiara Vasconcelos2
RESUMO: Nesse ensaio será abordada a desobediência como causa de sofrimentos e castigos e/ou salvação. Apresentando textos que comprovem o tema abordado. Mostrando ainda, como essa desobediência pode ou não contribuir para o clímax.
PALAVRAS-CHAVE: Desobediência. Sofrimento. Castigos. Salvação.
Por vezes, na literatura nos deparamos com momentos nos quais a personagem principal (mocinho/a) de algum texto, obra, conto, enfim, essa personagem encontra alguma dificuldade, algum problema a resolver. Vale ressaltar que essa situação-problema é causada por uma desobediência aos pais, ao namorado, a uma fada madrinha, a alguém superior ou a alguém que se deve obediência. Em outros momentos, essa desobediência pode levar a uma “salvação”, a resolução de vários outros problemas enfrentados.
Em Gênesis, Adão e Eva viviam no paraíso, no jardim do Éden, e no meio do jardim ficava a árvore da ciência do bem e do mal. Eles haviam sidos proibidos de comerem do fruto dessa árvore, porém a mulher fora enganada pela serpente e comeu do fruto e depois deu ao seu marido para também comer. Quando descobertos foram expulsos do paraíso como castigo à desonestidade. No conto infantil Chapeuzinho Vermelho, Chapeuzinho é orientada por sua mãe a ir para a casa da Vovó pelo caminho mais longo e seguro e não pela floresta. Chapeuzinho desobedece e vai pelo atalho que fica na floresta e acaba encontrando com o Lobo Mal, que a engana e logo após come a Vovó.
Ainda nos contos infantis, a Gata Borralheira, do conto Cinderela, recebe de sua Fada Madrinha um vestido de festa e transforma uma abóbora em carruagem para a Borralheira ir ao baile do príncipe, mas avisa que quando o
1
Ensaio apresentado à disciplina de Teoria da Literatura II, Professor Doutor Vicente Júnior, como pré-requisito à nota parcial de Ap3;
2
Acadêmica do 8º período do Curso de Letras da