A desigualdade e a invisibilidade social na formação da sociedade brasileira
O trabalho representa um valor importante e, por esse motivo,exerce uma influência considerável sobre a motivação dos trabalhadores,sua satisfação e produtividade. Sendo assim, um dos aspectos docomportamento humano cujo estudo tem sido bastante incentivado naatualidade é aquele que procura compreender como as pessoas vivem e resolvem seus problemas dentro do contexto de trabalho.Ao realizar esta pesquisa eu esperava compreender um poucomais a relação entre o trabalho, seus sentidos e significados, e a saúde física e mental das pessoas encarregadas de executálo, explorando o fato de que os indivíduos, em geral, conseguem evitar a doença e o sofrimento apesar das pressões que devem enfrentar. Também para os sobreviventes de situações extremas que conseguiram seguir suas vidas sem se desintegrar psicologicamente, os ditos indivíduos resilientes, eu esperava encontrar nas situações traumáticas diárias os fatores de proteção que permitissem a convivência com a incerteza e o sofrimento.
O problema fundamental da pesquisa era o de identificar, portanto, as causas mais freqüentes de sofrimento entre os trabalhadores de uma empresa e os mecanismos ou fatores de suporte existentes que lhes garantissem obter, através das atividades desempenhadas, o senso de utilidade, conferindo-lhes assim dignidade e a possibilidade de autorealização. Procurava ainda definir, se possível, ações capazes de alterar o destino de sofrimento dos mesmos e favorecer sua transformação, de modo a fortalecer a identidade dos indivíduos, aumentando assim suas resistências aos riscos de desestabilização psíquica e somática.
Assim sendo, abordaremos aspectos referentes à organização do trabalho e ao processo de desqualificação que o mesmo vem sofrendo ao longo dos últimos anos. Um aspecto que diferencia bastante a microeletrônica de outras tecnologias é que ela tende a interferir no processo de organização do trabalho. Mas a incerteza com relação aos efeitos da automação sobre as novas