a descoberta do ph
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO
HISTÓRIA/SOCIOLOGIA
ELISÂNGELA DOS SANTOS
TATIELE WOICIECHOWSKI - MC1
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
BENTO GONÇALVES
SETEMBRO DE 2014
INTRODUÇÃO
A Segunda Guerra Mundial foi um período que corresponde aos anos de 1939 e 1945. Foi considerada um dos maiores conflitos armados travado pela Tríplice Eixo e a Tríplice Aliados até os dias de hoje. O combate envolveu as maiores potências da época que empenharam toda sua economia e política no mesmo, sendo o único a usar armas nucleares matando cerca de 70 milhões de pessoas dentre soldados e civis, sendo o conflito mais sangrento da história.
As principais causas do conflito estão relacionadas com os acordos feitos depois da Primeira Guerra Mundial, como o Tratado de Versalhes, e com o expansionismo da Alemanha e Japão.
1. ÍNICIO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
A Segunda Guerra Mundial que teve início em meados de 1939, causou tragédias que marcaram a história mundial. Mais de 70 países foram envolvidos no conflito e acabaram deixando milhares de mortos e feridos. Além disso, causou problemas psicológicos em milhares de soldados e na população civil.
Em agosto de 1939, foi assinado o pacto de não agressão germano-soviético. Nele, fora estabelecido que a Polônia seria dividida e os soviéticos ficariam no comando dos Estados Bálticos. Após isso, os alemães invadiram a Polônia e marcharam em direção ao gueto de Varsóvia. Nisto foi utilizada, pela primeira vez, uma estratégia chamada “blitzkrieg ou guerra relâmpago”. Que foi considerada uma forma de encurralar o inimigo rapidamente e fazendo-o se render.
Logo após esse acontecimento Inglaterra e França enviam um comunicado para a Alemanha, exigindo sua retirada em até 24 horas, pois ao contrário a guerra seria declarada.
A mobilidade nesse confronto foi muito maior da primeira devido a sua grande mobilidade. Com o