Quimica Ufu 2011 2
1-A ciência, nos últimos séculos, tem contribuído com estudos sobre os riscos dos lixões sem tratamento e depositados a céu aberto. Esses estudos têm apontado para a importância de o tratamento do lixo partir de técnicas que possibilitem seu reaproveitamento e reciclagem como formas de diminuir os impactos ambientais.
Sobre essas técnicas e as vantagens do tratamento do lixo, assinale a alternativa
INCORRETA.
A) A imantação ou separação magnética pode ser usada para separar metais que estejam misturados com os materiais sólidos do lixo.
B) No tratamento do lixo, uma das primeiras etapas é a catação, em que os diferentes componentes são separados manualmente de acordo com seu tipo e destino final.
C) As latas e os materiais plásticos possuem destinos diferentes quanto à reciclagem, pois suas propriedades são distintas.
D) Por meio da destilação, é possível separar os componentes do chorume – mistura de líquidos imiscíveis – que possuem pontos de ebulição semelhantes.
Resposta: D
Resolução comentada:
A melhor maneira de realizar a separação descrita é através da decantação.
A destilação serve para separar sólido-líquido ou líquido-líquido com pontos de ebulição distintos.
2-Áreas como a medicina, a agricultura e a indústria farmacêutica são beneficiadas com o desenvolvimento dos estudos da radioatividade. A radioterapia – técnica utilizada para destruir células cancerosas – faz uso, principalmente, de radioisótopos do iodo-131 para eliminar lesões identificadas nos radiodiagnósticos da tireoide. Sobre esse radioisótopo, assinale a alternativa correta.
A) A principal diferença entre radioisótopos do iodo, como o iodo-131 e o iodo-123, está no número de prótons presentes no núcleo desses elementos.
B) Esse radioisótopo possui 77 nêutrons e seu número atômico é 53.
C) Sabendo que o iodo-131 é incorporado ao corpo do paciente por meio da ingestão de iodeto de potássio (KI), é correto afirmar que, nesse composto, o número de oxidação do iodo é