A dependência do capital externo e suas implicações na política econômica dos governos Dutra e Vargas, 1945- 1955.
Centro de Ciências sociais
Curso: Ciências Econômicas
Disciplina: Ec. Brasileira contemporânea
Professor: Moacir Feitosa
Aluno: Hélio Mauricio Valois.
Trabalho referente à primeira nota.
São Luis
2013
A dependência do capital externo e suas implicações na política econômica dos governos Dutra e Vargas, 1945- 1955.
Resumo:
O presente artigo trata do período do pós- guerra, da década de 1945 a 1955, ate a eleição de JK e como as influencias do cenário economico internacional, principalmente a lenta efetivação na implantação de praticas liberais, acordadas em bretton Woods, que influenciaram a política econômica do pais nos governos, Dutra e Vargas. Introdução:
Com o fim da segunda guerra mundial há um sentimento de mais integração e cooperação entre os países, evidenciados pelos diversos acordos multilaterais dentre os quais o acordo bretton Woods, é destacado o mais importante, onde se defendeu se propagou os princípios liberais.
Dentre os países participantes desse acordo o Brasil, por ter participado como aliado dos países vencedores da guerra se mostrou um dos mais entusiasmados com o acordo e seus princípios liberais, e esperava se beneficiar de tal política liberal, pois necessitava de amplo acesso aos órgãos de financiamentos internacionais, como forma de resolver um problema crônico de falta de poupança interna. No entanto não foi o que ocorreu e o Brasil teve que se contentar com a realidade, de dependência do capital, com poucas facilidades para financiar seus projetos de desenvolvimento, e a todo o momento tendo que redefinir sua política devido a mudanças no cenário internacional.
Essa interelação entre a política interna do governo sendo condicionada pelos acontecimentos no exterior, devido à posição de dependência do Brasil, com um déficit no balanço de pagamentos recorrente fará o Brasil tomar um rumo diferente do liberal, ao qual é gradualmente