Aproximações históricas sobre a saúde no Brasil
CAPÍTULO I
APROXIMAÇÃO HISTÓRICA: Saúde e Serviço Social na realidade brasileira
...a história brasileira no campo dos direitos expressa a tensão presente histórica no país entre desenvolvimento sócio-econômico desigual e democracia restrita, mantendo desigualdades persistentes, que se ampliam e se aprofundam, radicalizando e redimensionando a “questão social” nas várias conjunturas históricas.
(COUTO, 2002: 24)
A área da saúde tem passado historicamente por sucessivos movimentos com alterações em suas políticas, decorrentes das distintas articulações entre a Sociedade Civil e o Estado, que definem em cada conjuntura, as respostas sociais frente aos problemas de saúde, bem como a compreensão do significado etimológico da palavra saúde – que repercute nas ações evidenciadas.
A saúde constitui uma arena política na qual se dirimem questões problematizadas e colocadas pela agenda socialmente vigente. A evolução histórica da política de saúde expressa, assim, os processos pelos quais diferentes correlações de forças e mutantes fontes de contradição social resolveram tais questões.
Para se estabelecer uma relação do Serviço Social com a área da saúde é preciso conhecer os nexos, as relações históricas, influências e como essas questões repercutiram para a profissão, refletindo em suas práticas cotidianas.
Visando compreender o objeto proposto nessa dissertação, análise das práticas desenvolvidas pelos assistentes sociais nas Unidades de serviços Municipais de Saúde de Sorocaba/SP e sua contribuição na efetivação dos direitos à saúde é que se torna pertinente realizar um retrospecto histórico.
Desta forma, estaremos contextualizando os processos políticos no Brasil através dos governos nas ações mais significativas de seus mandatos rumo à