Balanço patrimonial
Mas as novas gerações pesquisadores do assunto e no campo institucional tem renovado o interesse de instituições públicas, federais e estaduais e pesquisas de instituições que representam o empresariado industrial, tem se empenhado muito mais em criações e aperfeiçoamento do que já existe em P&D no Brasil.
Falando sobre a saúde da população brasileira a criação do Sistema único de saúde (SUS) tem sido analisada como relevante inovação institucional no campo das políticas sociais, empreendida sob o regime democrático, onde na Constituição Federal promulgada em 1988, afirmou-se a importância de promover a saúde como direito fundamental de cidadania, cabendo ao Estado a obrigação de garanti-la a todos os cidadãos. Pensando nisso, o trabalho foi elaborado, para retratar a situação atual do SUS e a qualidade de vida dos usuários e propor algumas medidas de melhoria para que o Sistema Único de Saúde venha a ser daqui algum tempo, da forma como todos esperaram e tal como está na Constituição Federal.
O Brasil encontra-se numa posição epidemiológica, onde tanto a mortalidade quanto a morbidade por doenças crônicas e degenerativas cresce de forma gradual, embora ainda sejam altas a mortalidade e a morbidade por doenças infecciosas e parasitarias. As doenças não-transmissíveis (câncer, diabetes, cardiovasculares etc.), aumentarão nas próximas décadas, como fenômeno natural, compatível com o crescente envelhecimento da população.
A historia mostra que a proximidade geográfica entre países pode provocar antagonismos ou ajudar a promover aproximações