presidentes do brasil
PROFESSOR: HEVERTON MARTINS RICARDO.
ANO LETIVO DE 2011.
3º Ano do Ensino Médio.
INTRODUÇÃO: Desde Castelo Branco a Luis Inácio Lula da Silva, este é o conteúdo oferecido neste trabalho todos os presidentes do Brasil, seus mandatos, quando e como foram eleitos, os planos, os governos enfim, detalhar um pouco sobre a vida e o trabalho de cada um destes presidentes já realizados de 1964 a 2011.
Marechal Deodoro da Fonseca (1889-1891)
A proclamação da República, em 1889, trouxe à cena do jogo político um poder controlado pelas classes militares. Inspirados pelo discurso positivista, prometiam fazer da hierarquia e rigidez da esfera militar, grandes instrumentos de mudança da ordem política estabelecida. Liderados pelo ex-Ministro da Guerra, Deodoro da Fonseca, a república brasileira foi um misto de transformação e conservadorismo na história política nacional no final do século XIX. Assumindo o poder provisoriamente, Deodoro anulou os efeitos legais da constituição de 1824 e passou a governar por meio de decretos que acumulavam em suas mãos as funções legislativas e executivas da República. A partir daí, começou a renovar os cargos políticos da nação, instaurar a separação entre o Estado e a Igreja, reformular o Código Penal e criar novos símbolos da renovada nação brasileira.
O acúmulo de poderes nas mãos dos militares já começava a sofrer suas primeiras oposições. Acostumado à subserviência dos ambientes militares, Deodoro não teve grandes habilidades em negociar as questões políticas com diferentes grupos da época. Alguns militares defendiam a instalação de uma ditadura republicana, enquanto outras figuras políticas alertavam sobre a urgência de uma nova Assembléia Constituinte.
Tentando indicar o tom modernizante do novo governo, Deodoro convidou o intelectual Rui Barbosa a ocupar o Ministério da Fazenda.