sucesso a qualquer preço
O Sucesso a Qualquer Preço (Giengarry Glen Ross)
Gênero: Drama
Duração: 100 minutos
Ano: 1992
Elenco Principal: Al Pacino (Ricky Roma); Jack Lemmon (Shelley Levene); Alec Baldwin (Blake); Ed Harris (Dave Moss); Kevin Spacey (John Willianson).
Diretor: James Foley
A receita do fracasso empresarial é conhecida. Frequentemente ela inclui um mundo que mudou, uma organização que se recusa a aceitar a mudança externa e insiste em uma fórmula que já não funciona, um processo de gerenciamento autocrático e inflexível. Uma estratégia inviável e pessoas despreparadas para esse contexto.
Esse quadro de falência leva também ao desaparecimento da autoestima, ao surgimento de atitudes céticas, à passividade, à degradação moral, no plano individual. No plano social leva à inveja, à competição disfuncional, ao conflito, à expressão daquilo de pior que o ser humano é.
O Sucesso a qualquer preço focaliza de modo tragicômico, com todas as cores, um quadro de falência institucional e individual e suas consequências. A lição da falência nos ensina como manter-nos alerta e eficientes para não nos tornarmos meros sobreviventes
A história gira em torno de quatro corretores de imóveis, seu gerente e um novo executivo enviado pela matriz para melhorar os resultados de venda da unidade. Dos quatro gerentes, três vêm tendo crônicas dificuldades para fechar negócios e um, Ricky Roma (Al Pacino), é, por assim dizer, um sobrevivente bem-sucedido, uma vez que vem apresentando bons resultados, porém às custas de métodos de vendas de ética duvidosa.
Na visão dos corretores, o fracasso se deve à má qualidade das fichas de clientes potenciais que a imobiliária lhes passa. Apresentam um quadro de atitudes céticas altamente negativas – em relação ao trabalho, à empresa, aos clientes, às possibilidades de vendas, o que por si só leva ao fracasso em vendas. Entretanto, são incapazes de perceber que são, no mínimo, co-autores de seu próprio