A democratização da escolarização e a formação de professores tem constituído um campo de debates ao longo da República Brasileira.
A democratização da escolarização e a formação de professores tem constituído um campo de debates ao longo da República Brasileira. Com base nas leituras indicadas analise e comente:
a) Reformas do ensino e formação de professores na Primeira República (CARVALHO, 2000).
O intuito da reforma era a formação dos cidadão republicanos através do método de intuição analítica, que entendia ‘’ A origem primária de toda a capacidade de conhecer é contato da inteligência cognoscente com as coisas a conhecer.
Era um ensino longo e enciclopédico capaz de fazer com que o aluno reproduzisse, no percurso de sua aprendizagem, o processo de evolução do conhecimento humano.
Com a unificação e centralização das diversas instituições de formação de professores pelo padrão das Escolas Normais Secundárias de formação acentuadamente pedagógica, o reforço da inspeção escolar e a criação das Delegacias Regionais de Ensino, tomada de decisões com base em informes técnicos do tipo dados do Censo Escolar.
Estabelecida pelo decreto 1.750 de 8 de dezembro de 1920 e revogada em 1925, a reforma teve o curso de sua implantação alterado pela exoneração de Sampaio Dória em abril de 1921.
b) A posição dos pioneiros da Educação Nova nesse campo de debates (ver Manifestos de 1932 e 1959).
As reformas educacionais produzidas em alguns sistemas educacionais no início do século XX compreenderam a complexidade social e se apoiaram na ciência.
Educação = filosofia de vida = estrutura social. A educação nova é uma reação categórica, intencional e sistemática ante a velha estrutura. Educação não mais como um privilégio de classe, mas assumindo seu “caráter biológico” deverá reconhecer as “aptidões naturais” dos indivíduos – a educação além dos limites de classe assume feições mais humanas. “Hierarquia” das capacidades recrutadas em todas as classes sociais.
Educação Nova não deve servir aos interesses de classe, mas aos interesses dos indivíduos. Valores mutáveis e valores permanentes