A Democracia de Bobbio frente ao sistema politico Boliviano
Parte-Julia Germana para os slides
Slide 1. Para Bobbio, uma democracia idealé um regime ,onde a sociedade tenha educação cívica ou crítica para poder eleger quem realmente irá representar os interesses da população.
Apesar dos movimentos populares, a população da Bolívia ainda é carente de conhecimento político para fazer uma análise ao exercer seu direito de voto.Muitas vezes por falta de informação, o que dá margens para que o a democracia não seja efetiva, uma vez que elites políticas eleitas possam não governar para os interesses do povo.
Slides 2. Bobbio ainda defende que a igualdade em poder exercer o poder deveria ser igualitária entre os partidos.
Em sua recente historia, ficou clara a participação do povo boliviano,no regime . Com os movimentos populares e com o governo de Evo Morales, a população passou a ter voz e a ser atendida dentro de suas necessidades, deixando de lado as elites políticas que defendiam os interesses da classe dominante, fazendo do Estado um ambiente cada vez mais democrático.
Slides 3.
‘’A mobilização popular, que, desde 1952, girava em torno de partidos políticos e reivindicações de classe, ganha novos contornos no momento em que a vasta gama de excluídos passa a reconhecer a semelhança em seus traços, suas origens e suas mazelas.
“Somente com o enraizamento destes hábitos democráticos a república democrática boliviana será capaz de se manter viva. ‘’
Instituição com poder político na Bolivia ocorre em um quadro de uma república representativa democrática presidencial, onde opresidente é o chefe de Estado, chefe de governo e chefe de um pluriforme sistema multi-partidário. O poder executivo é exercido pelo governo. O poder legislativo é investido em tanto o governo e as duas câmaras do parlamento. Tanto o poder judiciário quanto o poder eleitoral são independentes do executivo e do legislativo
A democracia de Bobbio Norberto Bobbio, foi possível verificar