A deficiência
A pessoa com deficiência passou a possuir seus direitos e deveres, a ser verdadeiros “cidadãos” a partir do séc. XX. Mas antes de consegui-los eles eram abandonados e acolhidos por religiosas. Com o passar do tempo mudanças foram acontecendo, foram criados principalmente no Brasil lugares especializados para que essas pessoas fossem cuidadas e acolhidas.
Mesmo com a criação desses lugares eles ainda tinham sua convivência segregada e eles não tinham acesso aos mesmos recursos que os outros cidadãos.
Com a criação do paradigma de Suporte na década de 60 eles passaram a ter sua convivência não segregada e direito aos mesmos recursos que os outros.
Já na década de 90 foi criado o paradigma da Inclusão Escolar que previa a inclusão do aluno com necessidades especiais nas escolas regulares.
Hoje séc. XXI a inclusão da pessoa com deficiência nas escolas regulares não é algo tão fácil de ser realizado, principalmente porque as escolas não estão preparadas para receber o aluno com necessidades especiais. Faltam profissionais qualificados, estrutura física e principalmente conscientização de todos nós.
Nos dias de hoje elas não são mais abandonadas na porta de igrejas, mas a falta de recursos faz com que o abandono seja realizado de outra forma. A falta de recursos tais como rampas, sinalização adequada para cegos, melhorias no transporte publico produz um sentimento de abandono e segrega o individuo a uma convivência digna com os demais.
A pessoa com deficiência não consegue ter acesso e a convivência no espaço comum, pois a estrutura física não oferece um suporte necessário para que essas pessoas possam se locomover com