A dança e a musica na educação infantil
Estado: Rio Grande do Sul Município: Toropi
Artigo: A Dança e a Musica na Educação Infantil
Resumo:
Trata o presente artigo sobre a importância do estímulo da Música e dança durante a infância. O objetivo é estudar o desenvolvimento da criança a partir de suas habilidades motoras, contribuindo para o desenvolvimento integral.
Este trabalho está voltado para os aspectos específicos de que a dança e a música na Educação Infantil são formas de expressões fundamentais para o desenvolvimento motor e psicomotor da criança, pois a dança está necessariamente controlando e coordenando seus movimentos corporais associados ao pensamento, promovendo a auto-estima e a criatividade ao proporcionar um trabalho de consciência corporal.
*Palavras - chaves: Dança Música e Educação.
Gardner (2002) define que a primeira inteligência humana demonstrada na vida social é a inteligência musical, pois ao sair do útero materno a criança descobre o mundo através do som da voz da mãe e demais familiares, e através disto a Educação utiliza a música como estímulo ao desenvolvimento de várias habilidades e competências humanas, a dança é fundamental tanto para sua formação artística quanto para sua integração social. Elas desenvolvem os estímulos tátil, visual, auditivo, afetivo, cognitivo e motor.
A qualidade dinâmica da dança beneficia o corpo do indivíduo na medida em que requer movimentos e esforços múltiplos, os quais variam conforme o uso da flexibilidade, da coordenação, da força, e da amplitude física.
A consciência corporal engloba a respiração consciente, a percepção dos gestos, o equilíbrio, a coordenação dos membros e a noção espacial: em cima/embaixo, um lado/outro lado, frente/atrás..., e a característica dinâmica que essas noções assumem em situações concretas do cotidiano infantil. Dançar é fazer o corpo e a mente explorarem o ritmo, as