a curva da oferta
A Curva da Oferta corresponde ao valor mínimo que o vendedor está disposto a receber para vender determinada quantidade de um bem.
Determinantes da Oferta são determinantes da procura os seguintes fatores:[editar | editar código-fonte]
Tecnologia
Número de concorrentes
Expectativa quanto ao futuro
Bens substitutos
Bens complementares
Salários
Alterações no preço correspondem a alterações NA curva da oferta.
Alterações num dos determinantes correspondem a alterações DA curva da oferta: expansões ou contrações. A curva da procura representa por isso o acréscimo de valor máximo que o consumidor está disposto a pagar para obter mais uma unidade do bem.
Sendo que a curva da procura representa a valorização marginal do bem, e a da oferta representa o custo marginal, o equilíbrio será atingido quando a valorização marginal for igual ao custo marginal. Ou seja, o equilíbrio será atingido quando o custo de colocar mais uma unidade no mercado for igual à valorização que essa unidade gera nos consumidores.
Artigo: A importância da formação do preço
Abdon Barretto Filho
A formação do preço é sempre um dos grandes desafios de cada empresa que sempre disputa o recurso financeiro do consumidor. Atualmente, a grande oferta dos bens e/ou serviços exige maiores cuidados na formação do preço. Convém salientar que é o preço que define as condições básicas pelas quais o vendedor e o comprador estão dispostos a realizar a troca. No ” Marketing Mix” ( Produto, Preço, Promoção e Ponto de Distribuição), o Preço é o único responsável pela geração de receita para a empresa. Os demais Ps, sem relegar aos planos inferiores, são geradores de custos e despesas. Ao formar o preço do seu produto (bem e/ou serviço) e colocar na comercialização é muito comum ouvir de alguns consumidores: “está caro !”. Entretanto, a interpretação do consumidor merece análise sobre o seu real significado podendo estar dizendo: o produto não